sexta-feira, 28 de maio de 2010

O uso das TIC na educação

Sugestões de Produtos Multimídia



1. Recurso educacional:
vídeo
Título: Idosos (11'20'')
Estrutura curricular: Fundamental final; Ensino Médio/ L. Portuguesa; Sociologia; Filosofia.
Objetivo: possibilitar que o aluno reflita com relação à importância, ao valor do idoso dentro da sociedade.
Descrição:
O tema abordado é Idosos e faz uma reflexão com relação à importância do idoso dentro da sociedade que muitas vezes se mostra preconceituosa e despreparada para garantir que sejam concretizados todos os direitos que os idosos têm. O vídeo apresenta diversas situações nas quais se mostra a necessidade de valorização do idoso como um ser humano capaz, útil. Pode ser direcionado a turmas do Ensino Médio e do Fundamental final e abordado nas disciplinas de Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa.
Disponível em DVD da TV Escola, disco 06 – Ética – Direitos Humanos – Ministério da Educação (Material distribuído para instituições públicas de ensino).


2. Recurso educacional: vídeo
Título: Machado de Assis, um mestre na periferia (24'43'')
Estrutura curricular:
Ensino Médio/ Literatura
Objetivo: conhecer e refletir sobre a produção literária de Machado de Assis.
Descrição:
Indicado para turmas de Ensino Médio, 2ª e 3ª série, o vídeo traz a biografia do autor de maneira interessante, levando o aluno a conhecer de perto peculiaridades da realidade em que Machado cresceu e construiu sua vida pessoal e profissional. Tem como objetivo refletir sobre a produção literária de Machado de Assis, trazendo a opinião crítica de professores de Literatura como Alfredo Bosi, de críticos literários como Roberto Schwarz, dentre outros.
Disponível em DVD da TV Escola, disco 18: Literatura – Mestres da Literatura – Ministério da Educação (Material distribuído para instituições públicas de ensino).


3. Recurso educacional: vídeo
Título: Crase; pronúncia; gentílicos; regionalismo (37'24'')
Estrutura curricular:
Ensino Médio/ L. Portuguesa
Objetivo: Compreender como funciona o uso da crase; reconhecer a existência de variedades linguísticas como partes integrantes da língua.
Descrição:
Trata-se de uma apresentação do conteúdo Crase pelo professor Pasquale Cipro Neto que contextualiza o conteúdo com a exibição de trechos de músicas do grupo Engenheiros do Havaí. Também aborda o tema Variedades linguísticas, discutindo a questão do preconceito linguístico. Pode ser direcionado a turmas do Ensino Médio e do Fundamental final.
Disponível em DVD da TV Escola, disco 15 – Língua Portuguesa – Nossa Língua Portuguesa 2 – Parte 2 – Capítulo 2 – Ministério da Educação (Material distribuído para instituições públicas de ensino).


4. Recurso educacional: vídeo
Título: África no currículo escolar ( 30')
Estrutura curricular
: Ensino Médio/ História / O processo histórico da África
Ensino Médio/ Sociologia/ Movimentos sociais / direitos / cidadania
Objetivo:
Evidenciar que ainda hoje em muitas escolas brasileiras apresentam resistência para incluir a áfrica no currículo escolar.
Descrição:
Episódio da cor da cultura : África no currículo escolar, exibido pela TV Escola, onde são apresentados relatos e nele se discutem questões étnico-raciais e se questionam os limites das reformulações do ensino de História, que faz revisões de uma história eminentemente eurocêntrica. O fato de não promover uma inserção do estudo de áfrica revela não só o "silenciamento" de sua história, mas também uma visão preconceituosa em relação aos africanos. No vídeo cita a questão da Lei n.º 10.639/2003 que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares.
Disponível em DVD da TV Escola, disco 06 – Escola/educação – Ministério da Educação (Material distribuído para instituições públicas de ensino).


5. Recurso educacional: vídeo
Título: Igualdade de tratamento e oportunidade (30')
Estrutura curricular: Ensino Médio / História / Pluralidade Cultural / Direitos humanos /Direitos de cidadania e pluralidade/Relações de trabalho. Ensino Médio/ Sociologia / Cultura e diversidade cultural /A questão das desigualdades sociais.
Objetivo
Retratar que a igualdade entre homens e mulheres é um princípio fundamental do direito comunitário. Incide sobre todos os campos da vida social, dos quais o mundo do trabalho faz inegavelmente parte. Relatar a vinda de imigrantes ao Brasil após a proclamação da República. Mostrar aspectos da formação do povo brasileiro e as desigualdades sociais que envolve negros e índios.
Descrição
O episódio da série do projeto “A cor da cultura”, exibido pela TV Escola, objetiva a valorização da cultura negra e amplia a percepção do doscente quanto o que é preciso para a qualificação necessária na busca de emprego e relata também que por trás da boa aparência pode estar implícita uma atitude discriminatória.
Disponível em DVD da TV Escola, disco 06 – Escola/educação – Ministério da Educação (Material distribuído para instituições públicas de ensino).

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